top of page

Conheça o Manual e Plano de Arborização Urbana de Palmas -TO

O Plano de Arborização Urbana de Palmas foi lançado e entregue para a população no dia 05/04/2016. Na ocasião, também foi apresentado o Manual de Arborização Urbana contendo orientações sobre a escolha das espécies de árvores mais adequadas e a maneira correta de plantá-las em calçadas.



Manual e Plano de Arborização urbana de Palmas é apresentado para a comunidade. Trabalhos foram conduzidos pela consultoria ambiental Ecótono Engenharia de Meio Ambiente.

O Plano e o Manual foram elaborados pela Ecótono Engenharia, Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins - FAPTO e Prefeitura Municipal de Palmas - TO, sendo um produto obtido através da compensação ambiental da Brashop S.A.


Ambos documentos é o uma ferramenta de sensibilização, que tem como objetivos orientar o cidadão e difundir as melhores práticas para a implantação e manejo da arborização visando construir uma cidade mais sombreada, agradável, bonita e com identidade, valorizando a flora regional e preservando a biodiversidade.


Os trabalhos contou com duas etapas: na primeira foi realizado o diagnóstico da arborização existente em Palmas, sendo identificadas as boas práticas e os principais problemas ocasionados pelo manejo inadequado do arboreto urbano. A partir do diagnóstico foi realizada a segunda etapa dos trabalhos, que consistiu na consolidação dos dados na forma do Plano de Arborização de Palmas. Durante os trabalhos foram realizadas diversas reuniões com a comissão técnica do plano, formada por profissionais que atuam em diferentes áreas (mobilidade urbana, urbanismo, setor elétrico, meio ambiente dentre outros), visando a consolidação do documento final.




O Plano de Arborização de Palmas - TO pode ser baixado Clicando Aqui.

Manual de Arborização Urbano de Palmas - TO pode ser baixado Clicando Aqui.

O Diagnostico da Arborização Urbana de Palmas - TO pode ser baixado Clicando Aqui


bottom of page