Tocantins passa a contar com Centro de Inteligência Ambiental do Naturatins

11/06/2020

O monitoramento e combate aos crimes ambientais no Tocantins ganharam reforços, graças à tecnologia. Foram iniciadas oficialmente nesta sexta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, as atividades do Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais (Cimdea), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

 

Criado por meio de portaria assinada nesta sexta-feira, 5, o Cimdea entra em operação com objetivo de auxiliar na tomada de decisão, tanto do Naturatins quanto de seus parceiros no combate aos crimes ambientais. Esse auxílio virá com o fornecimento de dados precisos, inclusive de imagens. O Centro conta com equipamentos de ponta, como computadores, telas e data show interativos.

 

O Cimdea poderá realizar o monitoramento de todos os empreendimentos passíveis de licenciamento ambiental; mapeamento e monitoramento de todas as unidades de conservação e da cobertura vegetal do Estado.

 

A partir da análise de dados gerados pelo Cimdea, o Tocantins dará um importante passo na prevenção de incêndios florestais, a partir da análise de dados espaciais sobre a cobertura vegetal.  “Além de investimentos em tecnologia, o Naturatins também possui um corpo técnico capacitado para operar com essas tecnologias voltadas para questões que envolvem o ordenamento do território, de forma estratégica para processar dados e fornecer informações que possam ser úteis na tomada de decisão dos gestores ambientais”, garante o presidente do órgão ambiental do Estado.

 

Fonte: Adaptado https://naturatins.to.gov.br/noticia/2020/6/5/governo-do-tocantins-passa-a-contar-com-centro-de-inteligencia-ambiental-do-naturatins/

 

Please reload

Ecótono Engenharia Ltda.

104 Norte, NE 03, Lote 38 Sala 03 

Plano Diretor Norte, Palmas - TO 

contato@ecotono.eng.br

(63) 3225 7167

© Copyright  2013 - 2020 Ecótono Engenharia Ltda.